quarta-feira, 16 de julho de 2008

Cada um no seu quadrado!

Na primeira vez que falei com a Renatinha no microfone, ela me disse que eu tinha sotaque bem apaulistado... A Alê, me disse a mesma coisa, e a Téti tb.
Ué, mas eu sou paulista né gente???
Eu moro aqui no Sul, há 9 anos ... não perdi, e nunca vou perder o meu jeito de falar.
Tá, não sou tão radical, e assumo que uma vez ou outra, eu acabo falando algumas palavras meio agaúchadas, tipo: Contigo e pra ti.
Acho graça de ouvir a Xuxa falar... o sotaque Carioca é tão forçado que enjoa.Será que ela esqueceu que é Gaúcha?
E a Angélica então?... Nasceu e morou a vida inteira em São Bernardo, e agora se acha "a carioca da gema", hilário.
Outra coisa que eu acho engraçado, é a mania que a gente tem de achar que não tem sotaque, quem tem sotaque é sempre a outra pessoa...
Quando eu trabalhava no Mirador, o povo que trabalhava comigo lá do Rio , olhava a previsão do tempo, e se chovia eles me ligavam, perguntando... e aí Dani, como é que tá o Tempo aí em São Paulo?
- Aqui tá CHOVEEEEEIIIIIIIIIINNNNNDOOO !
Botavam no viva voz, e eu ouvia td mundo gargalhando e tirando sarro do "meu sotaque".
Tinha uma cliente que era daqui do Sul, e cada vez que ela me ligava eu achava tanta graça do jeito que ela pedia o sinal do fax, a maneira como ela pronunciava os eees , era tipo assim:
- Oi , aqui é a Luzianeee do Hotel Lageee deee Pedran , tu poderias me dar o sinal do "faquuuueeees"
Desligava o telefone, e eu e a Si passávamos o dia todo imitando e dando risada.
Eu acho gostoso ouvir carioca falar, "maixxx não aquelexxx cariocaxxx forrrrrrçadoixxx " sabem?
Outro sotaque que eu amooo, é o do Mineirooo...
É bonitim dimais, tudeles é grudadin né? E no diminutivo... Tem base?Acho meigo. Tem dias em que assisto malhação só pra ouvir aquela menina, a moreninha falando... adoooro!
Além do tradicional meu... paulista usa demais a palavra Então... sempre começa uma frase com essa palavra;
Paulista fala muito Cê, Ce vai? Ce tá boa? Ce vê??? Preguiça né, de dizer Você ? Acho feio...
E pra quem não sabe, aqui no Sul... pão é Cassetinho... Sim pessoas!
Eu em 9 anos nunca vou me acostumar, sempre que alguém na minha frente da fila da padaria pede cassetinho, eu tenho acessos de riso...
E quando eu peço 4 pãezinhos, já olha logo todo mundo pra mim como se eu fosse um et.
Bem capaz né gente? Que eu, diva que sou , vou andar por aí pedindo cassetinho, ainda mais pro padeiro... nunquinha...
Meus filhos são gaúchos; nascidos em Novo Hamburgo, e mesmo que aqui eu não fale o gauchês, fatídicamente eles aprenderam...
- Mãe, descasca essa Bergamota pra mim?
- O nome disso é mixirica menina...
- Mãe, vem "olhar" esse filme aqui que é tri legal (sim, pq aqui no Sul, as pessoas não assitem, elas "olham")
Ah, deixa eles vai...
Nem fico mais chamando a atenção... são gaúchos, tem que falar que nem gaúchos mesmo.
Só corrijo quando vejo que estão falando errado.
Exemplo: Arrecém. Aqui eles usam demais essa palavra, eu nem procurei no dicionário , mas eu acho que está errado né? O correto é Recém.
KIWI também, eles aqui falam Kivi, como se fosse com V mesmo... E não adianta vc dizer que o W tem som de U, pq aqui tem som de V ponto final. Já ouvi pessoas dizendo Biscoito Vaffer, ao invés de Waffer, e não foi uma vez só não.
Deixo quieto, pq se falo alguma coisa, vão dizer que é pq eu sou Paulista, e paulista é metido a saber mais que os outros...
A Janinha, Gaúcha querida, dia desses tava comentando sobre isso no blog dela, sobre o bairrismo.
Eu sou completamente contra ...
Quando me perguntam, se eu gosto daqui, e se eu troco São Paulo pelo Sul, eu digo a verdade:
Gosto, é um lugar excelente pra morar... Conquistamos muitas coisas por aqui... É bem mais tranquilo do que São Paulo, a qualidade de vida é melhor...
Mããããããããs não troco o lugar onde eu nasci por nenhum outro... Lugar bom, é lugar onde estão as pessoas que vc ama, as pessoas que te amam, a sua história.
Já ouvi tanta gente por aqui falar mal do meu Estado, e aí quando eu pergunto:
- Então, mas você já foi pra lá?
Aí a pessoa diz que não.
Porra, se não conhece como é que fala mal?
Só falo mal do que eu conheço, e que me desculpem, mas eu não moraria jamais em Manaus, nem arredores... Deusmelivreeguarde, fui uma vez pra nunca mais!
Mas , se alguém de lá me perguntar... é óbvio que eu não vou ficar metendo o pau no Estado dele. Sou sincera, mas tenho noção do perigo né?
Vez em quando eu ouço algumas frases que me deixam P da vida, exemplo:
É de pelotas, então é gay!
É Carioca é metido!
Paulista trabalha demais!
Todo Baiano é vagabundo!
Mineiro é come quieto!
Corinthiano é tudo maloqueiro!
Loira é burra...
Sem comentários né??? Me poupem.
Tem algumas piadinhas inocentes, que são engraçadas e tal... mas se começa a rolar preconceito, eu já não curto!
Vocês se lembram uma época em que os Gaúchos andaram Tiriricas da vida com o "Casseta e Planeta"? Pq estavam pegando no pé, fazendo piadinhas chatas sobre a masculinidade do pessoal daqui e tals??? Nossa, eu me lembro, que recebi um montão de emails de gaúchos indignados, , querendo boicotar o programa... pq isso não se faz e coisa e tal.
Pois é, passados alguns meses... uma empresa de bebidas famosa aqui no Sul, a tal de Polar, começou a fazer algumas campanhas que veicularam na tv, bastante bairristas, outras enaltecendo o Gaúcho e Criticando São Paulo, o Carioca... nada grave, só piadinhas inocentes ...






Ah quer dizer que pimenta no uc dos outros é refresco então???
Já até comentei, que se tem uma coisa que admiro no povo daqui, é o regionalismo, e a maneira como eles cultivam a tradição deles, agora REGIONALISMO é uma coisa, BAIRRISMO é outra, bem diferente!
E tenho dito.

Nenhum comentário: